sábado, 16 de março de 2024

RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

Teorema de Pitágoras

A seguir, exploraremos as relações entre as medidas lineares de um triângulo retângulo, fundamentadas no conceito de semelhança entre triângulos retângulos.

Na figura a seguir, os diferentes elementos do triângulo estão claramente destacados para facilitar a compreensão de suas relações métricas.

hipotenusa, representada pela letra a, é sempre o maior lado do triângulo retângulo. Ela sempre será o lado oposto ao ângulo de 90º.

 Os outros dois lados, representados pelas letras c, são conhecidos como catetos. Estes lados são perpendiculares entre si, por isso formam o ângulo de 90º.



Em todo triângulo retângulo a “A hipotenusa ao quadrado é igual à soma dos quadrados dos catetos”.

Exercícios Resolvidos
01. Calculando a medida da hipotenusa: Se um triângulo retângulo apresenta 3 cm e 4 cm como medidas dos catetos, qual a hipotenusa desse triângulo?

02. Calculando a medida de um dos catetos: Determine a medida de um cateto que faz parte de um triângulo retângulo, cuja hipotenusa é 20 cm e o outro cateto mede 16 cm?




Relações Métricas no Triângulo Retângulo

Considerando a altura relativa à hipotenusa, obtemos dois outros triângulos retângulos. Traçando a altura AD relativa à hipotenusa do triângulo retângulo ABC, temos, pelo 1º caso de semelhança (AA), ABC ~ DBA ~ DAC.

a é o comprimento da hipotenusa.

b é o comprimento de um dos catetos.

c é o comprimento do outro cateto.

h é o comprimento da altura relativa à hipotenusa.

m é o comprimento da projeção do cateto b sobre a hipotenusa.

n é o comprimento da projeção do cateto c sobre a hipotenusa.

                                                                                 Além disso, temos a = m + n .



APOSTILA  - LINK: CLICK AQUI PARA ABAIXAR A APOSTILA EM PDF


sexta-feira, 8 de março de 2024

SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

APOSTILA PDF - SEMELHANÇA DE TRIÂNGULO

Transformações Geométricas: Isometria e Homotetia.

Transformações Geométricas são “movimentos” ou mudanças que podemos fazer em uma figura dada, de modo que possamos obter figuras iguais ou semelhantes às originais.

Então, quando fazemos alguma transformação geométrica podem ocorrer duas situações:

·         A figura obtida é exatamente igual à figura original; ou

·         A figura mantém o formato da original, mas é maior ou menor.

Quando a forma e as medidas são preservadas, isto é, a figura é igual à figura original, as transformações que realizamos são chamadas de isometrias.

Agora, quando a figura é ampliada ou reduzida, ou seja, quando a forma é mantida, mas as medidas são alteradas, a transformação realizada é chamada de homotetia.

As transformações homotéticas, também conhecidas como homotetias, são transformações geométricas que envolvem a redução ou ampliação de uma figura em relação a um ponto chamado centro de homotetia.

Ø  Isometria

As isometrias (ou simetrias) podem modificar a posição de uma figura no plano, mas produzem sempre figuras que têm a mesma forma e as mesmas medidas, ou seja, produzem figuras congruentes à original. Iremos estudar as simetrias de translação, reflexão e rotação.

Ø  Homotetia

Nem sempre duas figuras semelhantes são homotéticas, mas duas figuras homotéticas são sempre semelhantes. A razão da homotetia designa-se por k . Se este valor for positivo então trata-se de uma homotetia direta, caso contrário é uma homotetia inversa. Caso o valor absoluto de seja inferior a 1, então estamos na presença de uma redução, se for maior que 1, então trata-se de uma ampliação.

 Vamos determinar a razão de homotetia k entre os triângulos BCD e B'C'D' da figura. O ponto A é o centro de homotetia. A correspondência estabelecida entre os vértices do triângulo original e os do ampliado é tal que:


APOSTILA EM PDF - TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: ISOMETRIAE HOMOTETIA